terça-feira, 26 de julho de 2011

YouTube: Programadores desenvolvem dez novas aplicações

Apesar de ser um serviço online dos mais competentes, o YouTube não é perfeito. Não permite, por exemplo, que os utilizadores façam o download dos seus vídeos ou áudio. Para preencher essa lacuna, diversos programadores colocaram no mercado alguns programas que realizam a função com facilidade.
Além de baixar o filme ou somente o áudio do vídeo, alguns programas permitem que o utilizador escolha o formato em que o arquivo será baixado (por exemplo, AVI, FLV, 3GP). Outra diferença destes softwares é que muitos deles são compatíveis não só com o YouTube, mas com outros sites de filmes, como Vimeo, Facebook e Megavideo.
VDownloader
Rápido e simples de usar, o VDownloader tem como ponto forte permitir o download de vários sites, como o YouTube, Facebook, Blip.tv, Megavideo, Veoh, Vimeo, Metacafe, DailyMotion, Google Video, Yahoo Video, Break. No caso especial do YouTube, garante o download até de vídeos em alta definição. Salva arquivos em AVI, MPG, e VCD e até mesmo formato para celulares e smartphones, como o iPhone. Gratuito.
GetTube
Embora tenha «Tube» no nome, o GetTube também é compatível com outros sites de vídeo, como DailyMotion, Metacafe, mp3tube.net, MySpace.com, Blip.TV, CollegeHumor, Animatunes (além do YouTube, claro). Baixa os vídeos rapidamente e pode convertê-los para os formatos mais conhecidos no mercado, como AVI, MPEG1, PSP (iPod), WMV, 3GP, AMV (MP4 Players) e MP3. Permite definir a qualidade do arquivo para download, baixando-o com as características originais ou em aspecto reduzido. Gratuito.
aTube Catcher
Bastante completo, o aTube Catcher pode baixar, além dos vídeos dos sites, somente o áudio contido neles e salvá-los em MP3 no computador. Outro ponto positivo do software é que consegue realizar o download de filmes privados sem a necessidade de login e senha, automatizando o processo. A última versão conta ainda com funcionalidade para screencasts: é possível gravar tudo que aparece no ecrã do computador e salvar toda a actividade. Ideal para videoaulas. Gratuito.
My YouTube Converter
Leve, o My YouTube Converter é um software que tem como ponto forte o seu suporte a arquivos portáteis. Depois de baixar filmes do YouTube, pode converter os vídeos em extensões para iPod, PSP, celular, PC e MP3 player de maneira prática e eficaz. Com ele, é possível também «puxar» somente o áudio do filme. Conta com histórico de arquivos baixados, que podem ser consultados a qualquer momento. Gratuito para testes.
YouTube Download Helper
YouTube Download Helper é uma ferramenta que recebe links do YouTube e faz o download dos vídeos. Um dos pontos positivos do programa é a velocidade com que baixa os arquivos. É leve e tem interface intuitiva, perfeito para iniciantes. Gratuito.
YouTube to MP3 Converter
Como o próprio nome indica, o YouTube to MP3 Converter basicamente extrai o áudio de filmes e vídeos que estejam hospedados no YouTube. Nem mais, nem menos do que isso. É voltado especificamente para utilizadores mais interessados em armazenar canções (nem sempre baixadas com boa qualidade de áudio). Gratuito.
Desktop YouTube
Colorido, o YouTube Desktop faz download de vídeos do YouTube a partir do seu desktop. O seu diferencial é a interface agradável e a facilidade de uso. Basta incluir o link no local indicado e clicar em «GO». Feito isso, basta esperar e pronto. Conta com suporte a diversos skins, que o tornam mais bonito (ou mais feio, dependendo do skin escolhido). Gratuito.
All Free YouTube to MP3 Converter
Esse é outro programa que basicamente baixa as músicas que estão em filmes do YouTube. Os formatos de saída são WAV, MP3, WMA, OGG, AAC, M4A, FLAC e MP2. Todas essas extensões permitem ao utilizador escolher a qualidade do resultado final. Basta incluir a URL do vídeo e clicar no botão «Convert» e aguardar alguns minutos (o programa é um tanto lento nos downloads e na conversão). Gratuito.
FastestTube YouTube Video Downloader
Essa extensão é para utilizadores do Opera que não querem baixar um programa completo para realizar o download de vídeos no YouTube. O complemento adiciona uma caixa com opções para download na interface do navegador. Assim, o utilizador só precisa de clicar sobre ela e escolher a qualidade desejada. Para completar, baixa arquivos de alta qualidade, incluindo vídeos em 1080p. Gratuito.
Download YouTube Videos+
Eis outra extensão que auxilia o utilizador a baixar filmes do YouTube. Entretanto, essa em especial é um complemento para o Firefox. Além de fornecer a praticidade, o Download YouTube Videos + permite a captura de screenshots das páginas electrónicas posicionada numa barra abaixo dos «Favoritos» do navegador. Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário